AGÊNCIA DO TRABALHADOR

5 (100%) 1 vote

agencia do trabalhadorA agência do trabalhador funciona como secretaria de trabalho, qualificação e empreendedorismo e está espalhada por quase todo o território brasileiro.

Essa agência possui como objetivo primordial coordenar ações que visem a mão de obra, ou seja, funcionando como uma agência de emprego.

Distribuída pelos estados do país, a agência do trabalhador ajuda os trabalhadores desempregados a retornarem ao mercado de trabalho.

Ela faz isso por meio de orientações profissionais, ofertas de vagas e emissão de documentos.

Presentes em quase todos os estados, essa agência atua de forma integrada, apresenta a mesma função e todas seguem o sistema único de emprego, trabalho e renda.

Além de que para abrir uma agência do trabalhador em um Estado é preciso que a comissão estadual de emprego aprove aquela respectiva unidade.

Porém, dependendo da unidade, a agência do trabalhador funciona apenas mediante agendamento prévio do serviço.

E entre os serviços disponíveis tem a emissão de carteira de identidade, atendimento ao seguro desemprego, intermediação de emprego, emissão de carteira de trabalho e muito mais.

agencia do trabalhador

SERVIÇO DE AGENDAMENTO NA AGÊNCIA DO TRABALHADOR

Para saber se a agência da sua respectiva cidade precisa de agendamento prévio, você deverá procurar “agencia do trabalhador” seguida do nome da sua cidade na internet.

Pois, em geral, não há um site específico e sim um site da prefeitura ou do Estado que apresenta uma página destinada para a agência do trabalhador.

Também nessa própria página já é possível visualizar quais serviços estão disponíveis e quais são os requisitos para cada um.

Os requisitos em geral são; experiência, referencia, morar perto do local de trabalho, saber manusear algum equipamento se o trabalho for técnico e etc.

O agendamento funciona para obtenção de alguns documentos também, como o serviço do seguro-desemprego.

Que é um serviço apenas realizado por agendamento, e para a concessão desse serviço é preciso agendar no site do seu respectivo município ou estado, depois comparecer presencialmente a agência portando os seguintes documentos:

  • Documento de identificação original com foto
  • CPF
  • Termo original de rescisão contratual de trabalho
  • Comprovante de vínculo
  • Três últimos contracheques
  • Requerimento do seguro-desemprego
  • Carteira de trabalho
  • Último contrato de trabalho e último salário
  • Qualificação civil

Lembrando que os documentos são alterados de acordo com o serviço que deseja, portando, o mais aconselhável é entrar em contato com a prefeitura do seu Estado e tirar suas dúvidas.

trabalhador

AGÊNCIA DO TRABALHADOR – TRABALHADOR AUTÔNOMO

Além da agência do trabalhador, existe no Brasil a agência do trabalhador autônomo.

O trabalhador autônomo é aquela pessoa física que trabalha por conta própria, não tendo horário fixo e não detém de estabilidade financeira pois não recebe salário e sim prestação de serviço.

Ou seja, não possui vínculo empregatício com nenhuma empresa ou pessoa jurídica.

Precisando de emprego?

Então, as agências do trabalhador autônomo são lugares que esse trabalhador realiza um cadastro gratuito e é demandando para realizar mão de obra em empresas ou para pessoas físicas.

Fora esse serviço, a agência do trabalhador autônomo dá aos seus trabalhadores orientações sobre benefícios previdenciários, sobre os seus direitos, sobre aprimoramento de serviços e etc.

Porém, somente alguns autônomos podem se inscrever nessas agências e em regra são os seguintes profissionais: motoristas, faxineiras, jardineiro, assadeiras, babá, cuidador de idosos e etc.

Não esqueça, portanto, que na hora de fazer seu cadastro na agência do trabalhador autônomo é preciso levar o comprovante de residência, CPF, carteira de identidade, carteira de trabalho e o nada consta da polícia federal.

SERVIÇOS DISPONÍVEIS NA AGÊNCIA DO TRABALHADOR

Os serviços mais procurados na agência do trabalhador são:

  • O banco de currículos (onde o trabalhador deixa seu currículo e a agência faz a intermediação entre a empresa e o trabalhador. Há mais de um milhão de currículos nesse banco)
  • Emissão de carteira de identidade
  • Emissão de carteira de trabalho
  • Intermediação de emprego
  • Orientação de emprego
  • Seguro-desemprego
  • Encaminhamento profissional
  • Sala do empresário (lugar disponível na própria agência do trabalhador que os empregadores utilizam para realizar entrevistas)

Recordando que os serviços podem ser alterados dependendo da unidade da agência do trabalhador do seu Estado.

PROCESSO SELETIVO

O candidato somente participa do processo seletivo para concorrer a uma vaga de emprego se for presencialmente na agência do trabalhador no Estado em que reside.

Chegando lá é preciso que faça o seu cadastro.

Portanto, não esqueça de levar o documento de identificação original com foto, a carteira de trabalho, o número do CPF, o PIS ou PASEP e NIS ou NIT.

Porém, ao invés de querer participar do processo seletivo, você é um empregador e deseja anunciar uma vaga de emprego na agência do trabalhador. Então, como proceder nesse caso?

Muito simples, as empresas anunciam de forma gratuita as suas vagas de emprego tanto indo na própria agência ou pelo site da agência do trabalhador.

Nos dois casos, apenas é necessário fazer um pré-cadastro da empresa e se esse serviço for feito de maneira online, vá em seguida presencialmente a agência do trabalhador para validar todas as informações prestadas.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *