CND FGTS: Retire aqui ONLINE [ATUALIZADO]

Gostou do texto?

Administrar uma empresa hoje em dia não é tarefa fácil, por isso que o empregador deve ter a sua disposição documentos que comprovem os mais diversos assuntos ligados ao bom funcionamento da administração, como o CND FGTS.

Entre esses documentos está a certidão negativa de débitos do FGTS, pois toda empresa que possui funcionários com carteira assinada são contribuintes do FGTS e devem comprovar a regularidade do seu recolhimento perante os órgãos públicos e instituições de crédito.

Também conhecida como consulta de regularidades do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, a certidão negativa de débitos tem o papel de verificar se a empresa está em dia com os pagamentos do FGTS.

Fique conosco e analise as principais informações sobre o tema; qual a finalidade da certidão, como é feita sua emissão, quem pode fazer sua emissão e etc.

CERTIDÃO NEGATIVA FGTS

O QUE É E QUAL A FINALIDADE DA CND FGTS?

Primeiro é valido lembrar que o Fundo de Garantia do Tempo de serviço é um depósito realizado todo início do mês pelo empregador referente a 8% do salário bruto do empregado descontado na fonte.

Ele é obrigatório a sua efetivação para que não haja nenhum problema futuro perante a justiça trabalhista, ou seja, o empregado deve estar sempre de atento ao pagamento correto de suas contribuições previdenciárias e de seus empregados.

Dessa forma, a Certidão Negativa de Débitos FGTS, diferente da CND INSS, é uma certidão emitida pela Caixa Econômica Federal, pois é ele o banco responsável pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

E apresenta um valor comprobatório de ausência de pendência em relação aos trabalhadores da empresa.

Ou seja, a finalidade da CND FGTS, é comprovar que naquela empresa não há nenhuma irregularidade do pagamento dos benefícios dos seus funcionários. Portanto, só é concebida a empresa se a mesma se encontrar com as suas obrigações devidamente cumpridas.

Também serve como um comprovante de desemprego ou para sacar o saldo do FGTS que estiver inativo.

QUEM PODE TIRAR A CND FGTS?

A CND FGTS poderá ser emitida por qualquer trabalhador que já teve carteira de trabalho e que tenha cumprido as regras da Consolidação de Leis Trabalhistas no exercício da sua função.

A certidão é emitida de forma presencial em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, desde de que o empregador tenha realizado de forma correta o depósito mensal do FGTS durante o tempo de serviço do trabalhador ou de forma online.

COMO É FEITA A EMISSÃO E A CONSULTA DA CERTIDÃO NEGATIVA DO FGTS?

Se o empregador perceber que em algum dos meses de serviços prestados o depósito do seu FGTS não foi realizado ou não foi realizado de maneira correta, deverá imediatamente conversar com o seu empregador para solucionar a regularização do mesmo.

Ensinaremos agora como é feita a retirada e a consulta da sua certidão.

Primeiro, você deve saber que existem duas formas de emissão da certidão negativa de débitos do FGTS; A CRF INSS – destinada para as empresas. E a CND INSS – destinada para os trabalhadores da empresa.

Então se você quer ver de forma rápida e em poucos minutos a sua situação na previdência social, perante a certidão junto ao FGTS, é só clicar no link https://www.sifge.caixa.gov.br/Cidadao/Crf/FgeCfSCriteriosPesquisa.asp.

CND FGTS CAIXA

Preenchendo os dados pedidos na página de consulta da certidão (o número da inscrição da empresa – que pode ser tanto o CNPJ ou o CEI, depois o campo da unidade federal que pode ser deixado em branco devido a inclusão do digito verificador, e por fim o código de segurança que o próprio site gera), realizado tudo isso clique em “consultar”.

Se todos os dados informados estiverem corretos, automaticamente você será encaminhado ao histórico de certidões na página “consultas FGTS”. Nessa mesma página é possível solicitar a sua impressão e guardar esse documento tão importante.

PROBLEMAS NO PROCEDIMENTO

Um dos problemas mais comum é de o site não entrar ou apresentar alguma discrepância sobre os dados inseridos, lembre-se de colocar o CNPJ apenas com os pontos, sem traços ou hifens.

Precisando de emprego?

Outro problema é de simplesmente o site não entrar, caso isso ocorra tente acessar o mesmo em outro horário, como tarde da noite ou cedo da manhã.

Se ocorrer algum problema na realização da retirada do CND FGTS de forma online, é necessário fazer seu pedido diretamente em alguma agência da Caixa Econômica federal.

Chegando lá peça ao gerente de relacionamento ou no próprio atendimento geral a certidão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço da respectiva empresa.

Lembrando que a certidão não precisa ser impressa em nenhum tipo de papel especial, o próprio papel sulfite serve, pois o que vale é a autenticação feita pela Caixa Econômica Federal, e apresenta como período de validade: 30 dias após a partir da data da sua retirada.

Lembre-se sempre de guardar sua CND FGTS para posterior conferência, visto que é um documento de alta importância na hora de efetuar inúmeros procedimento em sua empresa.

 

Gostaram das informações?

Ficou alguma dúvida sobre o CND FGTS? Se sim, mande sua pergunta para a nossa equipe, pelos comentários  que será respondido o mais breve possível e encaminhado a sua caixa de entrada.

Ficaremos felizes em ajudar com qualquer dúvida que porventura venham a surgir.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *