COMO CONSULTAR BENEFÍCIO INSS

Gostou do texto?

A consulta do benefício INSS no passado só poderia ser feita de forma presencial em alguma agência da previdência social, o que acabava por demandar tempo e muita paciência do trabalhador.

Porém, com o avanço da tecnologia, os serviços começaram a ser disponibilizados de forma online.

Hoje é possível que o contribuinte consulte seu benefício INSS de forma rápida e fácil.

Bastando apenas de uma conexão com a internet de um tablet, celular ou computador para entrar no site oficial do INSS, o chamado portal INSS.

Através desse site é possível que o usuário consulte seu benefício e realize diversos outros serviços como agendamento, carta de concessão, extrato de pagamento do benefício, atualização de cadastro, simulação e etc.

Basta clicar no link ao lado https://portal.inss.gov.br/servicos-do-inss/.

Com base nisso, analisaremos a seguir as principais informações para que você possa realizar a consulta do seu benefício sem nenhuma dúvida e de maneira muito simples.

Então, se você deseja saber como o processo de consulta funciona, fique conosco e acompanhe tudo sobre a consulta do benefício INSS.

beneficio previdência social

COMO CONSULTAR BENEFÍCIO INSS?

Para que você consiga visualizar se o seu benefício INSS foi concedido ou não, é necessário acessar o site da previdência social pelo link ao lado https://portal.inss.gov.br/servicos-do-inss/consulta-de-situacao-de-beneficio/. Esse mesmo link também serve para acompanhar resultado de perícia.

situação benefício inss

Pois bem, após entrar no site, clique em “acompanhar pedido” e informe em seguinte:

  • O número do benefício (que deverá ser digitado sem pontos ou barras);
  • A data de nascimento do beneficiário (com os 4 últimos números do ano. Exemplo: 13/08/1990);
  • O nome completo do beneficiário;
  • O número do cadastro de pessoa física – CPF
  • E o código de segurança.

Preenchido todas essas informações clique em “visualizar”.

Em média, o resultado dos benefícios demora 15 dias. No caso de auxílio doença, o resultado sai após 10 dias da perícia feita.

INSS

Primeiro iremos saber um pouco mais sobre o INSS.

O Instituto Nacional do Seguro Social é um órgão do Governo federal que pertence ao Ministério da Previdência social e tem por função cuidar dos benefícios disponíveis ao trabalhador brasileiro (aposentadoria, seguro desemprego, auxílio doença, pensão, 13º salário e etc.).

Criado desde 1988, o INSS é um seguro que recebe as contribuições dos trabalhadores durante o período que foi trabalhado, seja de forma autônoma ou celetista e repassa aqueles valores para uma futura aposentadoria do trabalhador ou para a concessão de algum benefício que ele precise mais na frente.

Esse valor destinado a concessão dos futuros benefícios é descontado na folha salarial de cada indivíduo que poderá ser de 8 a 11% esse desconto.

Ou seja, o maior desconto é ligado ao maior salário.

No caso de contribuinte individual, o valor a ser pago para a previdência social será de acordo com o tipo de contribuição escolhido pelo trabalhador.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DISPONÍVEIS PELO INSS?

A previdência social traz aos seus segurados inúmeros benefícios que se encaixam de acordo com a situação na qual o beneficiário se encontra.

Entre os benefícios, os mais utilizados são os elencados a seguir:

  1. Aposentadoria por tempo de contribuição;
  2. Aposentadoria por idade;
  3. Aposentadoria por invalidez;
  4. Aposentadoria especial;
  5. Auxílio acidente;
  6. Auxílio doença;
  7. Auxílio doença acidentário;
  8. Pensão por morte;
  9. Salário maternidade.

COMO DESCOBRIR O NÚMERO DO BENEFÍCIO INSS ATRAVÉS DO CPF?

Se você não sabe ou não lembra o número do seu INSS, é possível descobri-lo através do número do seu CPF.

basta seguir os seguintes passos:

  1. Primeiro é preciso acessar o portal do CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais: https://cnis.inss.gov.br/cnisinternet#.cnis beneficio inss
  2. Em seguida, procure no canto esquerdo a opção “inscrição > filiado” e preencha todas as informações pedidas (dados básicos como nome do filiado, da mãe, CPF, documentos complementares, e o código de segurança);
  3. Ao final, clique em “continuar” que em seguida aparecerá na tela o seu número INSS.

O número do INSS é fundamental para que o contribuinte saiba informações pessoais acerca do seu benefício, retire o extrato INSS, realize consultas, requerimentos, entre outros serviços.

Lembrando que o filiado é toda pessoa que contribui para a previdência social.

Seja na qualidade de segurado obrigatório ou de segurado facultativo.

benefício inss

PROBLEMAS NO SITE

Se o site do INSS apresentar qualquer problema ou der erro durante a solicitação do benefício inss, o mais aconselhável é que tente o seu acesso em um outro momento e de preferência que seja em horário não comercial.

Porém, se mesmo assim não conseguir acessar o sistema, vá ao posto de atendimento mais próximo da previdência social ou ligue para a central de atendimento do INSS pelo número 135.

O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7 às 22 horas.

Se tiver ficado alguma dúvida, mande sua pergunta para a nossa equipe pelos comentários abaixo ou por e-mail.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *