COMO CONSULTAR PIS 2018

Gostou do texto?

Um novo ano começou e os brasileiros já estão traçando novos planos, seja para financiar a casa própria, seja para reformar a antiga ou apenas para comprar aquela coisa tão desejada, mas para isso é preciso de uma renda extra.

É por esse e outros motivos que os trabalhadores que trabalham em empresas privadas e são detentores de carteira de trabalho assinada já querem saber como consultar o seu PIS 2018.

Por isso, se você se encaixa nessa classe, acompanhe conosco como realizar a sua consulta e incrementar a sua renda nesse ano de 2018.

guia pis 2018

O QUE É O PIS?

Não basta apenas receber o abono. É importante que o cidadão brasileiro entenda o que ele é.

O Programa de Integração Social é um valor pago aos trabalhadores que estão cadastrados no programa há pelo menos 5 anos.

Antes de completado esse período, mesmo cadastrado, o trabalhador não consegue receber o benefício.

Também é de suma importância que a renda mensal do cidadão seja de no máximo 2 salários mínimos.

Já que o intuito do Governo é auxiliar os trabalhadores menos favorecidos, por isso, a soma realizada para saber a média mensal da renda do trabalhador leva sempre em conta o valor do salário mínimo do ano anterior.

Portanto, nesse ano de 2018, os trabalhadores que terão direito ao PIS, são aqueles que receberam no máximo R$ 1.874,00 em 2017.

E como último requisito, é preciso que o empregado tenha tido a sua CTPS assinada pelo menos durante 1 mês no ano anterior.

O valor máximo do benefício será o salário mínimo vigente para o ano de 2018. E de acordo com o decreto assinado pelo Presidente passa a ser de R$ 954,00.

Concluído todos os requisitos fundamentais para a concessão do abono, e em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, a Caixa Econômica Federal é a responsável por emitir esses valores que são tão esperados pelos brasileiros.

COMO CONSULTAR O PIS?

Todos os anos o Governo Federal disponibiliza uma tabela na qual estão elencadas as datas para que o trabalhador consiga sacar o seu benefício.

Ao contrario de outros programas governamentais, o prazo para saque do PIS raramente se estende, por isso é fundamental o trabalhador estar atentado, pois depois que o prazo de saque acaba, o trabalhador automaticamente perde o direito de sacar o benefício.

Pois bem, para que você possa analisar o calendário e estar por dentro das datas disponíveis pelo Governo, você deverá entrar no site da Caixa Econômica Federal através do link ao lado: http://www.caixa.gov.br/Paginas/home-caixa.aspx.

consultar pis 2018

Ao entrar no site, aparecerá um rol de serviços disponíveis ao lado esquerdo da página.

Você então deve clicar em “Para Trabalhadores” > “PIS” > “Consultar pagamento”.

Depois de clicar em “consultar pagamento” você será imediatamente redirecionado para uma página na qual é preciso realizar seu cadastro.

Se já possuir cadastro, apenas informe o número do PIS o que também é conhecido como NIS e a senha de acesso.

Se não possuir a senha de acesso é só cadastra-la clicando em “cadastrar senha”. O processo é simples e de fácil compreensão.

Feito tudo isso, terá acesso a todas as informações pertinentes sobre o seu PIS 2018.

Lembrando que há uma serie de empregados que mesmo que se encaixem em algumas das hipóteses trazidas pelo governo e mencionadas acima, não podem receber o PIS 2018.

caixa pis 2018
Caixa é o responsável pelo PIS 2018

E são eles:

  • Os trabalhadores que ainda não possuem 5 anos de cadastro do programa
  • Os empregados domésticos. Primeiro porque o seu serviço não pode ter finalidade de lucro, por isso eles não podem trabalhar para empresas privadas. E em segundo lugar, porque possuem legislação própria e outros tipos de benefícios.
  • O empregado que trabalha como Jovem Aprendiz. O jovem aprendiz pode trabalhar dos 14 aos 24 anos e possui como duração máxima de contrato 2 anos. Com exceção dos deficientes, pois nesse caso não possuem nem o requisito de idade, nem o requisito da duração contratual.
  • Os diretores que trabalham em empresas, mas que não possuem nenhum vínculo empregatício com a mesma, independentemente de terem as suas contribuições do FGTS em dia.
  • E por fim, os empregados que trabalham para pessoas físicas.

Porém se o seu caso está perfeitamente regularizado, o seu direito está vigente.

Basta que se dirija na data trazida pelo calendário a uma lotérica, portando o cartão cidadão, que é destinado para pagamento de benefícios realizados na Caixa.

Se não possuir o cartão, mas tiver uma conta na Caixa é ainda mais simples, o valor correspondente ao benefício cairá automaticamente na conta.

Caso não se enquadre em nenhuma das duas opções, é só levar os seus documentos como RG, CTPS ou carteira de motorista na própria agência e pedir o saque do valor.

Na caixa você também pode consultar seu FGTS.

Em caso de dúvida sobre como consultar o seu PIS 2018, deixe sua pergunta abaixo ou a envie por e-mail.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *