EXTRATO INSS: Consulte aqui (ONLINE)

5 (100%) 1 vote

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS é coordenado pelo Ministério da previdência social e tem o dever de receber e fiscalizar todas as contribuições feitas pelos trabalhadores do país e pelos seus empregadores também.

E como a tecnologia só vem para ajudar, é possível que através do portal MEU INSS, o contribuinte brasileiro visualize o seu Extrato INSS, de forma rápida, online, gratuita e do conforto da sua casa.

O site foi criado pensando em ajudar da melhor maneira possível o contribuinte da previdência social.

E para ajudar ainda mais a sua vida, iremos analisar abaixo as principais informações sobre o extrato INSS; como emiti-lo, quais os documentos necessários para a sua realização, quais os outros tipos de extrato existente e muito mais.

O QUE É O EXTRATO INSS?

 O extrato INSS é um documento de suma importância, pois através dele é possível verificar e conferir todos os valores que foram lançados a respeito de suas contribuições junto à Previdência Social, como requerimento de benefícios, benefícios concedidos, valores pagos e contribuições durante toda a sua vida.

É literalmente o documento mais importante junto à Previdência Social, ela é a prova de todas as suas contribuições junto ao INSS.

Com ele que comprovará a capacidade para receber seus benefícios, além de conferir que houve todos os pagamentos corretos em seus empregos.

E agora, para melhorar ainda mais sua vida, é possível verificar o extrato INSS de qualquer celular, computador ou tablet, basta que estejam ligados a uma conexão de internet, diretamente da sua casa.

No próximo passo, vamos ensinar como tirar o seu documento diretamente do seu computador, no conforto da sua casa.

 

CONSULTA EXTRATO INSS

A maneira mais prática para consultar o seu Extrato INSS é pela internet, de forma bem rápida e totalmente gratuita, o que é melhor.

Podendo ser feito a qualquer hora do dia, apenas é preciso acessar o site www.meuinss.gov.br, e clicar no canto superior direito para poder realizar o seu login, ou para faça o seu cadastro, caso ainda não possua.

extrato inss

Para fazer o cadastro informe o nome completo, nome da mãe, data de nascimento, CPF e o estado no qual nasceu.

Feito isso, procure no próprio site ao lado esquerdo dentro do rol a opção “extrato previdenciário”, será logo a primeira opção. E preencha as opções solicitadas: número do cadastro de pessoa física, senha e clicar na opção “não sou robô”.

Em seguida, clique em “entrar”, e pronto, aparecerá na tela todo o seu extrato INSS, no qual vai ser possível analisar todos os lançamentos realizados para a sua conta.

Se você não tem cadastro, deve clicar em CADASTRE-SE após clica em login, no final da página, em seguida insira todos os seus dados e clique em continuar.

extrato inss

Logo em seguida será apresentar uma série de 05 perguntas em que perguntará sobre suas contribuições e benefícios, por isso é importante que tenha todos os seus documentos em mãos.

Caso erre as perguntas, o segurado deve se dirigir pessoalmente para o INSS para retirar a senha do Meu INSS ou tirar seu Extrato INSS.

EMITIR EXTRATO INSS PARA IMPOSTO DE RENDA

Para que o cidadão consiga declarar todos os rendimentos que foram recebidos por ele da previdência social é preciso que consulte o seu Extrato INSS para imposto de renda.

Nesse extrato é apresentado de forma detalhada os valores dos benefícios de todos os meses recebidos durante o ano, por isso é preciso que se informe os devidos valores na sua declaração de imposto de renda, para que não ocorra nenhum problema futuro.

Para emiti-lo é só acessar o link ao lado www.extratoir.inss.gov.br e informar o número do benefício, data de nascimento, nome completo e CPF.

Lembre-se de guardar o documento após a sua emissão.

PAGAMENTO, TABELA E CALENDÁRIO INSS

O pagamento dos benefícios do INSS é realizado todo mês no seu 5º dia útil. E se no caso, o valor recebido do benefício for o piso da previdência social, toda vez que o 5º dia útil cair em um feriado, o pagamento só será liberado no primeiro dia útil subsequente.

Dentro do pagamento, o beneficiário deve conhecer a tabela INSS, pois é através dela que se sabe qual o percentual descontado para o pagamento de impostos:

  • Se o salário contribuição for de até 1.659,38, a alíquota INSS será de 8%.
  • Se o salário contribuição for de até 1.659,39 a 2.765,66, a alíquota INSS será de 9%.
  • E por último, se for de 2.765,67 a 5.531,31, a alíquota será de 11%.

Fora o pagamento e a tabela, também existe o calendário INSS. É através desse calendário disponibilizado duas vezes por anos que o beneficiário da previdência social tem conhecimento das datas disponíveis para o pagamento dos seus benefícios.

Se o benefício recebido pelo contribuinte for de até 1 salário mínimo possui uma data específica disponibilizada dentro do primeiro calendário, mas já a segunda tabela é destinada para aqueles beneficiários que recebem valores acima de dois salários mínimos.

Gostaram do texto? Ficou alguma dúvida? Mande a sua pergunta para a nossa equipe, pelos comentários abaixo ou por e-mail, que será respondido o mais breve possível e encaminhado a sua caixa de entrada.

Você também tem a opção de ir a um posto de atendimento mais próximo da previdência social ou ligar para o número 135.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *