FGTS CONSULTA

Gostou do texto?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um dos programas que mais auxilia o trabalhador.

Criado durante o regime militar, ele nasceu com a ideia de auxiliar aquele trabalhador que foi demitido sem justa causa, ou seja, ser uma reserva de segurança.

É considerado na América Latina o maior fundo e o oitavo no mundo inteiro.

Com esse fundo o empregado pode realizar financiamento e ter a tão sonhada casa própria, além de poder sacar o FGTS que está inativo e desfrutar ou investir o dinheiro.

A consulta do seu FGTS pode ser realizada por diversos meios, dentro os quais estão presencialmente em alguma agência da Caixa, pela internet e por telefone.

Então, para saber como consultar o seu extrato, saldo e muito mais sobre o FGTS é só continuar conosco.

consulte seu fgts

O QUE É O FGTS?

O Fundo de Garantia é um valor depositado pelo empregador no correspondente a 8% do salário do empregado. Esse valor é depositado mensalmente para o trabalhador em uma conta aberta na Caixa.

Nessa conta o valor rende juros e está à disposição do empregado se o mesmo tiver o seu contrato de trabalho extinto sem justa causa.

Sendo que o valor depositado não é descontado na folha de pagamento do empregado.

FGTS CONSULTA DO SALDO E EXTRATO

É muito fácil para o trabalhador conferir o seu extrato ou saldo de forma online.

Primeiro, deve entrar no site da Caixa Econômica Federal http://www.caixa.gov.br/Paginas/home-caixa.aspx e procurar em “benefícios e programas” a opção “FGTS”.

Site da caixa
Para consultar é simples, basta clicar na aba relativa ao seu procedimento.

Aprenda como consultar seu FGTS diretamente do seu computador.Após clicar, o site pedirá o número do seu NIS que pode ser tanto o PIS ou PASEP e a senha de acesso. Ao final clique em “ok”.

Lembrando que se esse for o seu primeiro contato com o site, você deverá procurar a opção “cadastrar senha” e seguir o procedimento que é autoexplicativo.

Mas ao invés de não ter senha, você tiver esquecido a sua, é só clicar em “esqueci senha” ou para mudar clicar em “trocar senha”

Bom, então, após ter realizado o login, entrará na página exclusiva do sistema e duas opções serão apresentadas; visualizar e retirar o extrato FGTS simplificado ou completo.

Na segunda opção, o extrato virá mais detalhado, com datas, valores depositados por todas as empresas pelas quais trabalhou, seu histórico profissional e etc.

Então vai do que você realmente deseja saber, caso queira apenas ver o valor presente no fundo, procure o extrato simplificado, se deseja ver tudo detalhado retire o extrato completo.

Outros serviços disponíveis no menu FGTS do site da Caixa Federal são;

  1. Atualização de endereço: ao colocar esse serviço você receberá em sua residência bimestralmente pelos correios o extrato da sua conta com outros dados importantes.
  2. Extrato por e-mail: é a mesma coisa do endereço, porém, o endereço colocado nessa opção será o de e-mail. Todas as informações aparecerão na sua caixa de entrada.
  3. Celular: você pode cadastrar o seu número no site para cada vez que o FGTS for depositado em sua conta, receba uma mensagem avisando.

QUAIS AS PESSOAS QUE POSSUEM DIREITO?

Não são todas as pessoas que possuem direito ao FGTS, para poder tê-lo você precisa se encaixar em algum dos serviços elencados abaixo:

Precisando de emprego?

  1. Os trabalhadores; rurais, temporários, atletas profissionais, avulsos e safreiros;
  2. Os trabalhadores regidos pelo regime celetistas – CLT;
  3. No caso dos empregados domésticos e direto não empregado o deposito do FGTS fica a cargo do empregador.
  4. Fgts

COMO SACAR O SEU FGTS?

Para sacar o FGTS você deverá estar, portanto ou saber o número do seu NIS (PIS/PASEP), a carteira de trabalho e documentos de identificação pedidos pela instituição bancária.

O prazo para saque se o contrato de trabalho tiver sido rescindido será de 5 dias úteis. O empregador apenas deve comunicar a Caixa e extinção contratual.

Fora esse caso o empregado vai até o banco e solicita o saque.

Se o saque for feito pelas lotéricas o valor máximo diário para o saque é de R$ 1.500 (mil e quinhentos reais).

AGÊNCIAS

Não são todas as pessoas que tem acesso a internet, por isso, muita gente ainda vai até as agências da Caixa Econômica Federal ou lotéricas para solicitar a consulta do seu FGTS.

Lembre sempre de levar o cartão cidadão, o número do NIS, a carteira de trabalho e os documentos de identificação.

Outra opção para o trabalhador que não deseja pegar fila é apenas ir direto ao caixa eletrônico das agências da caixa com o seu cartão cidadão.

TELEFONE

A última opção para conseguir informações sobre o FGTS é por telefone.

A ligação é gratuita e funciona o dia todo, basta você ligar para o SAC da Caixa pelo número 0800 726 0207.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *