MEU INSS

Gostou do texto?

O Instituo Nacional do Seguro Social é uma autarquia que foi criada pelo Governo Federal nos anos 90 para substituir o IAPAS (instituto de administração financeira da previdência e assistência social) e o INPS (instituto nacional de previdência social) criou agora o MEU INSS.

Subordinado ao Ministério da Previdência social, o INSS administra todas as contribuições previdenciárias dos trabalhadores do país.

E para facilitar ainda mais a vida dos contribuintes foi criado um portal que contêm os principais serviços da previdência social.

Este portal é chamado de MEU INSS.

Ou seja, não é mais preciso que o indivíduo saia do conforto da sua casa para realizar os serviços que deseja.

Através desse portal é possível que o usuário acesse informações, realize consultas, marque atendimentos dos serviços apresentados pelo INSS e muito mais.

Com base nisso, iremos analisar a seguir as principais funções e informações que o usuário precisa saber sobre o MEU INSS, para que possa tirar todas suas dúvidas e acessar com tranquilidade o portal.

COMO FUNCIONA O MEU INSS?

 Os serviços apresentados pelo MEU INSS reúnem as principais informações sobre todos os benefícios que são disponíveis pelo Instituto Nacional.

Mas ainda é comum que alguns beneficiários não consigam executar serviços como tirar o extrato da conta INSS, consultar seus pagamentos e valor e etc. Porém, o acesso é muito fácil.

É preciso apenas que o usuário tenha uma conexão com a internet e um cadastro no site e entre pelo portal através de um computador, tablete ou celular.

A grande novidade é que o Governo Federal lançou o “MEU INSS – central de serviços”, um aplicativo disponível para Android e IOS. O que já era fácil, ficou ainda melhor.

COMO REALIZAR O CADASTRO NO MEU INSS?

 Para realizar o cadastro é preciso que o usuário entre no site https://meu.inss.gov.br/central/index.html e clique no desenho de um rosto que fica localizado no canto superior à direita.

meu inss
Site do MEU INSS

Feito isso, clique em “login”. Se já possuir um cadastro apenas informe o número do seu CPF, sua senha e clique na opção “não sou robô”.

Porém, se o cadastro nunca tiver sido realizado, clique em “cadastrar-se” e será encaminhado para uma nova página, onde informará o número do CPF, data de nascimento, nome, nome da mãe e o Estado em que nasceu.

meu inss site
coloque seus dados e tenha acesso ao meu inss

Ao final clique em “próximo” e em responda as perguntas que serão realizadas sobre seus benefícios e contribuições para poder confirmar seu cadastro.

É importante que se tenha em mãos todos os seus documentos, pois caso erre esta pergunta, a única forma de gerar sua senha será indo diretamente ao posto da Previdência Social.

E prontinho. Seu cadastro no MEU INSS está concluído e pronto para uso.

PROBLEMAS AO ACESSAR O MEU INSS:

problemas meu inss

Infelizmente alguns problemas podem aparecer ao acessar o site do MEU INSS, entre eles está de o site ficar fora do ar.

Caso isso ocorra, tente entrar no website em outro horário, visto que pode estar havendo sobrecarga no sistema.

Se mesmo assim o problema persistir, tente entrar no portal com outro computador ou celular.

Outro problema é sobre a senha, que pode haver algum problema na hora de ser gerada.

Nesse caso, deve-se ir diretamente à Previdência e requerer um a nova senha do MEU INSS com o servidor no atendimento pessoal.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO SISTEMA ?

 Feito o cadastro, a consulta dos serviços disponíveis pelo site é muito simples e gratuita. Ao lado esquerdo está o rol dos serviços que são fornecidos ao usuário.

Para entender melhor do MEU INSS, falaremos de cada um a seguir:

  1. Extrato previdenciário – CNIS: esse é o serviço mais procurado no portal, pois é através dele que o indivíduo tem acesso a todas as contribuições sociais que foram realizadas perante a previdência, além de mostrar com veracidade e precisão os dados do perfil previdenciário do contribuinte.
  2. Extrato de empréstimo consignado.
  3. Histórico de crédito: aqui no histórico de crédito o usuário pode fazer a consulta dos períodos pelo qual tenha recebido algum benefício da previdência social, buscando assim um período específico, bastando apenas escolher uma data de início e outro de final para que o relatório seja emitido com os possíveis pagamentos realizados. Isso serve para que o trabalhador saiba se o benefício foi pago de maneira correta. E caso não tenha sido é só solicitar uma revisão ou um novo pagamento daquele benefício.
  4. Resultado de perícia médica.
  5. Extrato de imposto de renda.
  6. Agendamento de atendimento.
  7. Carta de concessão: é um documento que apresenta a finalidade de permitir ao segurado confirmar as informações acerca do seu benefício (cálculo do valor, detalhes sobre a concessão, descrição do pagamento e etc.).
  8. Agendamento de perícia.
  9. Localizar agência.
  10. Serviços de consulta de revisão do benefício: se o beneficiário tiver solicitado por algum motivo, alguma revisão de benefício, pelo portal MEU INSS é possível consultar como anda o seu pedido, bastando apenas do número do seu cadastro de pessoa física. Em seguida, todas as informações sobre a solicitação aparecerão na tela.
  11. Declaração de regularidade do contribuinte individual: nesse serviço, é possível a emissão do documento DRSCI – declaração de regularidade da situação do contribuinte individual para comprar como anda a situação do cadastrado. Se está em dia, se as suas contribuições estão sendo efetuadas da maneira correta e muito mais.

Gostaram do texto ou ficou qualquer pergunta? Deixe seu comentário ou mande um e-mail!

Você também terá a opção de ligar para a central de atendimento da previdência social pelo número 135.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *