SINTEGRA PE

5 (100%) 5 votes

SINTEGRA PE – Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviço, é um sistema computadorizado criado e implementado no ano de 1977.

Esse serviço foi uma solução criada que tem por objetivo fazer com que o fisco do Estado do Pernambuco receba todas as informações acerca de declarações de imposto de renda e da arrecadação de outros tributos como o ICMS por exemplo, sem probabilidades de enganos.

Depois que esse sistema recebe essas informações, arquiva-as para que possam ser encaminhadas a órgãos federais as informações mais importantes. Ou seja, foi aprimorado o tramite de informações entre as unidades estaduais e federais de administrações tributárias.

Portanto, as empresas agora podem controlar de maneira informatizada a entrada e saída de mercadorias através da emissão de notas fiscais. Isso contribui para uma agilidade na troca de informações realizadas entre as instituições fiscais e tributárias.

Então, os arquivos magnéticos nos quais constam os dados fiscais devem ser gravados de forma correta e para isso a Secretaria da Fazenda presta orientação por meio do site para o melhoramento do serviço.

Essas orientações são destinadas aos empreendedores e contadores. Mas se mesmo através das orientações ainda apresentarem dúvidas sobre como proceder, é possível pedir pessoalmente a ajuda dos atendentes da própria SEFAZ.

Com base nisso e por muitos empresários ainda sentirem dificuldades sobre o tema, iremos analisar mais a fundo as principais peculiaridades sobre o SINTEGRA PE; qual a sua função, como fazer a consulta da situação cadastral e muito mais

Fique conosco e tire todas suas dúvidas sobre o SINTEGRA PE.

sintegra pe

QUAL A FINALIDADE DO SINTEGRA PE?

Segundo o decreto 4.204 estabelecido no dia 16/08/200, as empresas que emitiam documentos fiscais (como por exemplo; a nota fiscal) e que contribuíssem para o ICMS – imposto sobre circulações de bens e serviços, ficaram obrigadas a entregar um arquivo magnético que contivesse todas as informações do sistema, por isso foi criado Sintegra PE.

Os empresários então passaram a possuir um programa de validade dentro do sistema da empresa e que é disponibilizado pelo próprio site da SEFAZ PE, com a finalidade de poder informar as agências estaduais da administração tributaria sobre todas as operações da empresa.

E de acordo com o próprio decreto, o arquivo magnético deve conter as informações dos registros do tipo 10, 11 E 90. Os outros tipos de registros, além desses três, serão apresentados apenas de acordo com a emissão dos documentos fiscais.

PERNAMBUCO

SITUAÇÃO CADASTRAL – USOS DA CONSULTA

A consulta da situação cadastral no Sintegra PE pode ser referente a várias coisas como por exemplo: automóveis ou veículos corporativos.

Nesses casos a consulta é anexada quando ocorre a venda ou a transferência de nome do veículo. Isso serve para que no futuro não exista reivindicações ou até processos sobre aquele bem.

Também por meio dessa consulta é possível visualizar a situação fiscal de qualquer empresa ou de produtores individuais.

No caso das empresas o intuito da certidão é ainda mais forte, pois serve para qualquer espécie de financiamento e para ser apresentada durante a visualização das situações dos impostos como uma forma de analisar nenhum pendencia.

A certidão também é importantíssima para melhorar a credibilidade de uma empresa que está sendo processada perante o seu juiz. Pois a apresentação da situação cadastral do SINTEGRA PE acusa que aquela empresa não é portadora de dívidas e a defesa acaba por ter isso como um recurso.

Lembrando que as informações contidas no arquivo magnético devem ser apresentadas de maneira clara para que possa ser comprovada a sua veracidade.

COMO FAZER A CONSULTA DA SITUAÇÃO CADASTRAL NO SINTEGRA PE?

Para que os Pernambucanos possam realizar a consulta da situação cadastral sobre o fisco é muito fácil, basta entrar no sistema online do Sintegra PE, E-fisco pelo link ao lado http://efisco.sefaz.pe.gov.br/sfi_trb_gcc/PRConsultarExtratoCadastroContribuinteSINTEGRA.

sintegra pe

Ao entrar no site, primeiro é preciso clicar na opção “não sou robô”, em seguida decidir qual o tipo de documento de identificação será utilizado (inscrição estadual, CNPJ ou CPF).

Depois de escolhido o tipo de atendimento é necessário que se insira o número o número do documento de identificação e ao final clicar em “localizar”. Após todos os dados serem inseridos de maneira correta, você será redirecionado para uma nova página e é só seguir os passos pedidos.

Lembrando que os dados informados a esse órgão por meio dos cartões magnéticos devem ser informados de maneira correta pois quando não são, ou não são recebidos pelo órgão, os arquivos não podem ser validados.

Então, se as empresas pernambucanas olharem um aviso de arquivos não validados, devem procurar fazer o reenvio de todos os dados necessários.

TELEFONE E ENDEREÇO DA SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DO PERNAMBUCO

Caso você precise ir até uma unidade de atendimento da SEFAZ (secretaria da fazenda) Pernambuco, para falar sobre o Sintegra PE, ela fica localizada na Rua do Imperador Dom Pedro II, sem número, Recife-PE – CEP:50.010-240.

Se preferir um atendimento telefônico é só ligar gratuitamente para no número 0800 285 1244.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *